SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DE MOCAJUBA

Mocajuba

Histórico
Formou-se no Rio ou Furo Tauaré e já passou por diversas denominações como: Maxi, Freguesia de Mocajuba, Vila de Mocajuba e finalmente Mocajuba. Foi fundado em 1895, porém, sua história remonta os anos de 1853 quando a Assembléia Legislativa Provinciana, considerando a exigência do povoado de nome Maxi, criou a resolução nº 228, de 20 de dezembro do mesmo ano, dando-lhe a categoria de Freguesia. No entanto, o lugar não era propício para o desenvolvimento do povoado. Os habitantes do Maxi foram então se deslocando para uma antiga propriedade do Sr. João Machado, um dos incentivadores da mudança, que doou suas terras para que servissem de sede para o futuro município. Nessas terras existia um sítio de nome Mocajuba em perfeitas condições de servir para o desdobramento de um importante núcleo populacional, que viria a ter para invocação N. Sr.a. da Conceição, inicialmente utilizando o oratório particular de João Machado.
A mudança foi aprovada pela lei nº 271, de 16 de outubro de 1854. Conservou-se como freguesia até o ano de 1872 quando a lei nº 707, de 05 de abril, substituiu-a por vila.
A primitiva igreja matriz da vila, construção de taipa, incendiou-se antes de 1864, época em que o governo provincial determinou o prosseguimento da construção do novo templo, então em alicerces.
O decreto nº 117, de 18 de setembro, cria prefeituras de segurança em seis cidades dentre elas a de Mocajuba, em 1895, dando-lhe finalmente a legitimidade do nome original.

Significado do Nome

Mocajuba, segundo Gonçalves Dias, é o fruto chamado em algumas partes coco-de-catarro. Para Teodoro Sampaio, coco-de-catarro é o mesmo que macayba, a árvore da macaba. O nome advém do vocábulo indígena mocayaybaou bocayuva. Sinonímia: mocajá, mocajaíba, bocaiúva, macaúba.




hspace=0 CARACTERÍSTICAS
Mocajuba é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 02º3503 sul e a uma longitude 49º3026 oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Sua população estimada em 2004 era de 21 626 habitantes. Possui uma área de 860,4699 km².


 

hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Nordeste do Estado do Pará, zona fisiográfica do Tocantins.


Acesso Rodoviário

Distâncias
173 km da Capital 

 TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Rios, Igarapés e Furos

Praia dos Gorgons
Possui aproximadamente 500m de extensão e fica localizada na primeira rua da cidade à margem direita do Rio Tocantins. E de fácil acesso e atualmente oferece uma infra-estrutura básica de apoio aos visitantes com dois bares/restaurantes e comidas típicas no seu entorno. Estas características fazem com que esta seja a mais visitada praia do município. Nesta praia ocorrem shows musicais e eventos esportivos nos finais de semana.

Praia do Camaleão
Está localizada na Ilha do Camaleão e possui cerca de 500m de extensão. Uma precária estrutura de bar e restaurante é mantida por energia termoeléctrica na ilha, temporariamente. Possui ainda uma área verde transformada em bosque, perfeita para descanso à sombra das árvores.
Quando a maré está baixa, a praia, que leva o mesmo nome da ilha ocupa boa parte da extensão do rio.
A conservação é uma necessidade urgente, uma vez que o público que se dirige a esta ilha vem aumentando e não existe nenhum controle sanitário.
O acesso fluvial pode ser feito através de pequenas embarcações que saem de diversos portos na frente da cidade ou até mesmo em canoas, levando no máximo 5 minutos de travessia. O preço cobrado é de R$ 0,50 centavos por pessoa para cada travessia.


Prainha
É localizada a aproximadamente 3km da sede municipal às margens do Rio Tocantins. Este atrativo é composto por diversas pequenas praias com belos bosques e quiosques à sombra das árvores. Conta com infra-estrutura de bar e restaurante, além de um salão de festas onde se realizam shows musicais. Existe ainda uma barraca de venda de comidas típicas.
Não existem linhas regulares de transportes para este atrativo. O acesso rodoviário é feito através de uma estrada de piçarra, em bom estado de conservação, levando de 5 a 10 minutos todo o percurso.


Praia do Zizi
Também localizada em frente à cidade a aproximadamente 1,5 km. É a maior praia do município com aproximadamente 1,5 km de extensão ficando à margem esquerda do Rio Tocantins. Essa praia é a menos visitada devido à falta de infra-estrutura no local.
Existem ainda muitas outras pequenas praias que ainda não foram identificadas, mas que representam um grande potencial como atrativo natural.


Ilha do Camaleão
Localizada em frente à cidade a aproximadamente 500 m de distância da margem litorânea. Este é um atrativo natural que oferece muitas possibilidades de exploração para o visitante, além de possuir uma linda praia de frente para a cidade. É recortada por igarapés onde se pode passear de canoa por dentro de uma típica paisagem amazônica. Quase toda a ilha é composta por solos de várzea, porém é possível fazer caminhadas em vários pontos. Na época das cheias o solo fica todo coberto por água.
Um pouco a frente desta ilha fica a barranca Vila Mangabeira na saída de um estreito de 900 metros de largura.
Existem ainda Ilhas como: Angapijó, Santana, Jutuba ou Jacarecaia, Rosário, Rufino e Tatuoca, onde se cultivam principalmente o cacau, açaí e o salambi, que é o látex fermentado da seringueira, hoje com pouco valor comercial.
O solo destas ilhas são geralmente formações sedimentares típicas da várzea amazônica ou igapós, possuindo uma vegetação bastante diversificada além de plantações de cacau e seringueira. Todas têm grande potencial para o turismo ecológico, porém, ainda são pouco conhecidas.


Rio Tocantins
Afluente do Rio Amazonas pela margem direita. É formado pela reunião do chamado Alto Tocantins com o Rio Araguaia. Mede 2.640 km de extensão. Sua vazão é de mais ou menos 1.650 m3/Seg nas águas baixas e 17.000 m3/Seg nas águas altas. É o principal acidente geográfico da região. Rio de águas claras, é bastante navegado e possui paisagens deslumbrantes ao longo de seu leito. É o rio que alimenta a barragem de Tucuruí.

Rio Icatu
Pequeno rio que deságua na parte meridional do canal Tauaré no sentido Leste para Oeste, recebendo como afluente o Rio Putiri nas proximidades da Ilha Rufino.
Existem ainda os Rios Tambaí e Cairari ambos de água doce e que fazem a divisa com o município de Moju.


Igarapé Jambuaçu
Localiza-se em frente à Ilha de Angapijó. Sua foz nasce nos campos das colônias de agricultores, que cultivam em sua margem extensas plantações de cacau e seringueira.

Igarapé Maia
É um igarapé de floresta que fica às proximidades da cidade. De fácil acesso através da PA- 151 em um pequeno ramal. Suas águas, assim como as do Igarapé Ipixuna, que fica nas suas proximidades são escuras e muito frias.

Igarapé Xipucú
Este igarapé corta a região periférica da cidade e deságua no Rio Tocantins em frente à Ilha do Camaleão. Suas águas são claras e muito frias, porém ao juntar-se, na maré cheia, com as do rio, ficam barrentas e baixam a temperatura.
Existem ainda outros igarapés como: Igarapé Açu, Mirititeua, Marabá, Jutaiteua, Imbaubal e muitos outros sem identificação.


Furos:
Esmeralda, Pitinga, Tatuoca, Lacaio, etc.

EVENTOS



- Semana Estudantil Mocajubense - Sem dúvida alguma o maior evento popular de Mocajuba é a Semana Estudantil Mocajubense. É também considerada a maior manifestação esportiva da região tocantina.
Realizada pela primeira vez em 1975 por estudantes em férias, já está em sua 25ª edição. Acontece sempre na última semana de julho e reúne milhares de espectadores em torno das mais diversas modalidades esportivas e festas populares, sendo que o futebol de salão é a modalidade de maior expressão.
São disputados esportes como vôlei de quadra, vôlei de praia, futebol de salão (tendo a participação dos melhores jogadores do estado), atletismo, ciclismo, natação, pesca, regata a remo, dominó, dama, etc. Sendo algumas modalidades disputadas no masculino e feminino.
As agremiações esportivas são organizadas e patrocinadas pela própria comunidade e empresários locais, que chegam a ser rivais, mas sempre com grande espírito esportivo.

- Festival Toco Cru Pegando Fogo - É um festival de danças juninas organizado pela paróquia do município. Já está em sua VII edição. O festival reúne vários grupos de danças para uma disputa entre si e serve para angariar fundos para a paróquia.
- Festas Juninas - A quadra junina em Mocajuba tradicionalmente é organizada por escolas e algumas comunidades. Reúne uma mistura de ritmos e danças regionais como o lundu, o carimbó, o siriá, etc., com contradanças francesas. São realizadas em várias escolas e terreiros espalhados pelos bairros da cidade.

- Círio de N. Sra. do Rosário - Esse evento religioso é de grande importância cultural para Mocajuba. Reúne milhares de pessoas na adoração à santa padroeira de uma comunidade de descendentes de escravos negros africanos que se instalou no bairro chamado arraial, por volta do século XVII. Segundo pesquisa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, um morador muito antigo do bairro recebeu das mãos de um negro cabano uma imagem de N. Sr.a do Rosário e a partir daí começaram a adorá-la.


Setembro
16 à 26 - Círio da Santíssima Trindade dos Inocentes - Esse evento acontece na Vila de São Pedro de Viseu, iniciando no dia 16 de setembro e terminando no dia 26 do mesmo mês, sendo uma festividade muito tradicional e concorrida pelas localidades mais próximas a Mocajuba.

Dezembro
08 - Círio de N. Sra. da Conceição - Esta é a maior manifestação religiosa do povo mocajubense, mobilizando toda a cidade e vários municípios vizinhos durante 9 dias para comemorar os festejos da padroeira do município.


CRÉDITOS:

www.municipionline.com.br 

Nenhum comentário: