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sábado, 2 de junho de 2012

Educação Rural: Novos Rumos


Escola polo de Nova Aliança (em construção)
Ao propor a construção das Escolas pólos do Território de Nova Aliança e do Território de Bom Futuro, a idéia que moveu o Conjus-Mocajuba foi do enfrentamento da perversa realidade que marca os sujeitos do campo e a compreensão de que se educação por si só não é capaz de promover as mudanças, mas sem ela também não é possível produzir mudanças. Nesse aspecto avaliou-se que Educação Rural e Educação no campo, não contemplavam as expectativas de educação que os povos como sujeitos construtores de conhecimento e de história, desejam. Mais do que espaço geográfico, o campo é espaço de vida e de construção e troca de saberes, produzidos pelos sujeitos sociais a quem se destina a educação. Nesta perspectiva a Educação do campo representa uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com as condições da existência social (relação com a terra, o meio ambiente, os diversos saberes, a memória coletiva, os movimentos sociais. Eis o sonho coletivo que começa a se transformar em realidade com a construção das escolas pólos do Território de Nova Aliança e do Território de Bom Futuro. E a visão do Governo municipal e do Conjus-Mocajuba, vão para além da obra física, pois entendemos que as obras nos permitem pensar um novo tempo para a educação do campo, com conteúdo voltado para a realidade do campo, com acesso de crianças, da juventude rural e dos adultos a educação de qualidade.    
Reunião com os trabalhadores da escola de Nova Aliança

Ciente da importância do papel da sociedade civil e do governo municipal na metodologia adotada pelo Conjus-Regional na Celebração de Convênios com a ELETRONORTE/ELETROBRAS, o Governo Rosiel Costa e o Conjus-Mocajuba, vem envidando esforços e promovendo o dialogo com todos os sujeitos envolvidos com o projeto da escola pólo, na perspectiva da construção de um movimento coletivo que tenha como meta garantir a qualidade da obra, a justa e correta aplicação de cada centavo do convênio. Para tanto, criamos um Escritório no local da Obra para reuniões sistemáticas de avaliação e acompanhamento, realizamos reuniões de trabalho com a Empresa responsável pela obra a CONCREX onde acordamos parceria de aproveitamento da mão-de-obra local como estratégia para criarmos identificação dos moradores com o projeto, bem como, a Governo Municipal tem disponibilizado as máquinas do Município quando necessário por exemplo para limpeza de terreno e carregamento de insumos, bem como, paralelamente a construção física das escolas, também iniciamos a construção pedagógica, ou seja, que escola do campo que queremos?  Como relacionar as práticas educativas da escola do campo com o trabalho? Quem são os estudantes da educação do campo? Quais são seus sonhos e aspirações? Como introduzir a realidade do campo nos currículos da educação no campo? Como fazer para que professores compreendam o mundo do trabalho como eixo gerador da produção de outros conhecimentos no campo? Enfim, estamos trabalhando  coletivamente para transformar o projeto em uma alavanca para promoção do desenvolvimento rural sustentável.




 
                                                                       Informe/CONJUS-MOCAJUBA                    
                                                       
                                                    ALDO DA CONCEIÇÃO SILVA SERRÃO    
                                                      Presidente do Conjus Municipal

                                           
                                                                       

                                           

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