Escola polo de Nova Aliança (em construção) |
Ao propor a
construção das Escolas pólos do Território de Nova Aliança e do Território de
Bom Futuro, a idéia que moveu o Conjus-Mocajuba foi do enfrentamento da
perversa realidade que marca os sujeitos do campo e a compreensão de que se
educação por si só não é capaz de promover as mudanças, mas sem ela também não
é possível produzir mudanças. Nesse aspecto avaliou-se que Educação Rural e Educação no campo, não
contemplavam as expectativas de educação que os povos como sujeitos
construtores de conhecimento e de história, desejam. Mais do que espaço
geográfico, o campo é espaço de vida e de construção e troca de saberes,
produzidos pelos sujeitos sociais a quem se destina a educação. Nesta
perspectiva a Educação do campo representa
uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres
humanos com as condições da existência social (relação com a terra, o meio
ambiente, os diversos saberes, a memória coletiva, os movimentos sociais. Eis o
sonho coletivo que começa a se transformar em realidade com a construção das
escolas pólos do Território de Nova Aliança e do Território de Bom Futuro. E a
visão do Governo municipal e do Conjus-Mocajuba, vão para além da obra física,
pois entendemos que as obras nos permitem pensar um novo tempo para a educação
do campo, com conteúdo voltado para a realidade do campo, com acesso de
crianças, da juventude rural e dos adultos a educação de qualidade.
Ciente da
importância do papel da sociedade civil e do governo municipal na metodologia
adotada pelo Conjus-Regional na Celebração de Convênios com a
ELETRONORTE/ELETROBRAS, o Governo Rosiel Costa e o Conjus-Mocajuba, vem
envidando esforços e promovendo o dialogo com todos os sujeitos envolvidos com
o projeto da escola pólo, na perspectiva da construção de um movimento coletivo
que tenha como meta garantir a qualidade da obra, a justa e correta aplicação
de cada centavo do convênio. Para tanto, criamos um Escritório no local da Obra
para reuniões sistemáticas de avaliação e acompanhamento, realizamos reuniões
de trabalho com a Empresa responsável pela obra a CONCREX onde acordamos
parceria de aproveitamento da mão-de-obra local como estratégia para criarmos
identificação dos moradores com o projeto, bem como, a Governo Municipal tem
disponibilizado as máquinas do Município quando necessário por exemplo para
limpeza de terreno e carregamento de insumos, bem como, paralelamente a
construção física das escolas, também iniciamos a construção pedagógica, ou
seja, que escola do campo que queremos?
Como relacionar as práticas educativas da escola do campo com o
trabalho? Quem são os estudantes da educação do campo? Quais são seus sonhos e
aspirações? Como introduzir a realidade do campo nos currículos da educação no
campo? Como fazer para que professores compreendam o mundo do trabalho como
eixo gerador da produção de outros conhecimentos no campo? Enfim, estamos
trabalhando coletivamente para
transformar o projeto em uma alavanca para promoção do desenvolvimento rural
sustentável.
Informe/CONJUS-MOCAJUBA
ALDO
DA CONCEIÇÃO SILVA SERRÃO
Presidente do Conjus Municipal
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