SEJA BEM VINDO

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Os “Linguarudos” agitam a última noite de Carnaval em Mocajuba

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL "O LIBERAL" NO DIA 22/02

Um dos blocos mais tradicionais da região do Baixo Tocantins fechou a última noite   do Carnaval de Mocajuba. É o Linguarudos, grupo centenário que usa canções  alegres para fazer sátiras.
Os cerca de 50 integrantes chegaram a Mocajuba no fim da tarde. Eles saíram de barco, da ilha de Santana, local de origem do grupo, já fazendo a festa.
Ainda fantasiados com máscaras e roupas coloridas, e ao som de bateria, sax e trompete,fizeram um intervalo para dar a abertura dos desfiles na avenida João Machado.
 O enredo sempre cria expectativa no público, por causa das críticas cheias de gracejos. Neste ano, foram abordados temas como a Divisão do Pará, ano eleitoral e o tempo em que Mocajuba esteve sem Carnaval.
– um intervalo de vários anos, interrompido em 2009.“A gente não pode deixar a tradição  morrer.  Antigamente tínhamos dois grupos de boi, mas hoje não existem mais”, lamenta Benedito Maia Filho, um dos compositores dos Linguarudos.O grupo existe há 106 anos.
– quase o tempo de fundação da cidade, 116 anos – e só na década de 1970 sofreu um intervalo, de três anos. Até hoje, não parou mais, houvesse Carnaval na avenida ou não. Atualmente, a tradição está ainda mais forte, porque existe um grupo paralelo dos Linguarudos, registrado como associação desde 2002, em Cametá, cidade vizinha. “A diferença é que lá usam mais como bloco de Carnaval e aqui a gente manteve mais a tradição das críticas, que deram a origem para o nosso nome”,explica o atual coordenador do grupo em Mocajuba, Antônio Petrônio Dutra, conhecido como “Santo”.O início do que viria a ser os Linguarudos remonta à primeira metade do século 19. Famílias dos arredores do rio Santana criavam músicas para ironizar blocos carnavalescos rivais. O nome de Linguarudos surgiu só na década de1930 e desde então, a tradição permaneceu quase intacta.




















Nenhum comentário: