Agência Pará de Notícias |
Na tarde desta quarta-feira (8), 11 representantes da população de Mocajuba, entre os quais remanescentes de quilombos e técnicos em produção rural, se reuniram com o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, para tratar de assuntos relativos à produção local, como a instalação do projeto de biodiesel da Petrobras, e a melhoria do acesso rodoviário à região.
Conduzida pelo secretário Municipal de Agricultura de Mocajuba, Aldo Serrão, a reunião mostrou a necessidade de firmar parceria entre produtores locais e o governo do Estado a fim de desenvolver a agricultura, para atender ao projeto de biodiesel da Petrobras e à geração de renda para os agricultores familiares.
Segundo Aldo Serrão, é necessário “fugir da armadilha da monocultura, e para isso é preciso uma presença do Estado na gestão desse programa”. O secretário disse que os municípios ainda não estão preparados para a instalação do projeto da Petrobras, uma vez que hoje a agricultura local tem como principal cultura a pimenta de cheiro, e não o dendê, do qual é retirado o óleo utilizado na produção de biodiesel.
Parcerias - Para Helenilson Pontes, o projeto da Petrobras “está vindo com certo ineditismo, pois não estará baseado na monocultura”. Ele ressaltou que a Petrobras chegou à Mocajuba buscando parcerias com os produtores, sem comprar terras, por exemplo, o que mostra a preocupação em manter quem já trabalha na região.
O vice-governador ressaltou a importância de estabelecer um canal de comunicação com outras secretarias, principalmente a Secretaria de Agricultura (Sagri), e com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), e se colocou à disposição para ser o elo entre governo e os agricultores. Segundo Helenilson Pontes, “a região de Mocajuba não pode se tornar um enclave fundiário, e este é o momento de unir forças para que isso não aconteça”.
O vice-governador pediu aos produtores que elaborem uma proposta mais abrangente para ser apresentada à Sagri, e estabeleceu uma rotina de acompanhamento do projeto, com reuniões a cada três meses.
Dani Franco - Vice-governadoria
Fonte: Agência Pará de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário